A TV UFSC é a sucessora da TV Cultura SC?

A TV Cultura Santa Catarina teria sido extinta oficialmente em 2011, quando devolveu a outorga do canal 2 analógico de Florianópolis para o Ministério das Comunicações. A emissora havia surgido em 1994, ainda como Anhatomirim TV, e passado a utilizar o nome TV Cultura SC em 1998.

Nesse mesmo ano, surgia a UFSC TV, canal da Universidade Federal de Santa Catarina na televisão por assinatura, especificamente a NET. No período de coexistência das duas emissoras, é possível notar várias parcerias entre elas, até mesmo como forma de redução de custos para ambas.

Quando a TV Cultura SC ficou fora do ar, por volta de 2009, a capital catarinense ficou sem sinal aberto de uma televisão educativa. O retorno desse tipo de TV só ocorreria no ano de 2013, já com a TV UFSC, no canal digital 63.1. Devido à forte ligação entre as duas emissoras, é como se o canal universitário tivesse "substituído" a extinta TV educativa.

Seria isso verdade? Veja, em seguida, alguns elementos para uma resposta sim e outros, para uma não.

SIM
Os primórdios da TV Cultura SC e da TV UFSC, de certa forma, têm uma ligação estreita, devido ao apoio da universidade federal nos dois casos. O canal 63.1 passou a transmitir a programação nacional da TV Brasil, que já era veiculada na capital pela antiga TV Cultura, canal 2. A própria Empresa Brasil de Comunicação (EBC) teria adquirido o acervo da Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho, para mais tarde formar uma parceria com a UFSC, com o intuito de viabilizar o canal 63.1 digital.
Até certo ponto, a programação da TV UFSC é semelhante à antiga da TV Cultura SC. A propósito, no extinto canal era veiculado o programa Prosa e Verso, apresentado pelos professores Fábio Lopes e Simone Schmidt, que agora comandam o programa Livro Aberto, na TV UFSC.

UFSC TV surgiu em 1998, na televisão por assinatura, e entrou em 2013 no sinal aberto.


Em seguida, é possível ver um vídeo referente aos 15 anos da TV UFSC, comemorados em 2013.




NÃO
Inicialmente, ainda na fase da Anhatomirim TV, o canal 2 funcionava como retransmissora tanto da TV Cultura de SP quanto da TVE do Rio de Janeiro. Mais tarde, já na fase da TV Cultura SC, a emissora local passou a veicular a programação da cabeça de rede paulista. Só já nos últimos anos de existência é que a TV Cultura catarinense passou a exibir a programação da TV Brasil.
Em que pese a TV UFSC possuir uma programação parecida com a antiga do canal 2, ela ainda possui um viés bastante "universitário", enquanto a extinta emissora possuía atrações que ultrapassavam os "muros" da universidade, como Bar Fala Mané, Show de Bola, Outras Conversas etc.
A antiga TV Cultura SC ainda era formada, principalmente, por meio de uma parceria entre UFSC e UDESC, enquanto a emissora atual é só pela universidade federal.

TV Cultura SC passou a utilizar esse nome em 1998. 

Comentários