Da Anhatomirim TV Educativa à TV Cultura Santa Catarina

A Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho foi criada oficialmente em 10 de agosto de 1994, com natureza jurídica de direito privado, sob o nome fantasia de Anhatomirim TV.

A partir de 1994, o canal analógico 2 VHF de Florianópolis foi ocupado pela então Anhatomirim TV Educativa, cujo logotipo você pode ver a seguir. A nova emissora chegou a herdar as instalações da extinta TV Caracol.

Fonte imagem: https://www.htforum.com/forum/threads/hdtv-em-florianopolis.60471/page-244 [marlonmedeiros]


O nome da emissora faz referência à Fortaleza de Anhatomirim, localizada na ilha de mesmo nome, situada no canal entre os municípios de Florianópolis e Governador Celso Ramos. O logotipo, por sua vez, remete à edificação Portada da fortaleza.

Em relação ao nome da TV, é possível identificar que havia divergências entre quem gostava e quem não admirava o título. Em dissertação de mestrado, Ana Carine García Monteiro esclarece que "'nhã-nhã' foi o apelido dado a Anhatomirim TV Educativa por quem não gostava do nome. Em 1998 a emissora acabou mudando de nome para TV Cultura de SC".

No artigo O telejornalismo ao alcance de todos, ao narrar uma experiência na UFSC, o professor Nilson Lage escreve: "De agosto de 1998 a fevereiro de 1999, produzimos, exclusivamente nesse equipamento, um programa diário de cinco minutos, veiculado pela TV Cultura de Santa Catarina (que inicialmente se chamava, com muito mais bom-gosto, TV Anhatomirim); cerca de 350 programas de um minuto, da série 'Minuto no Campus', destinada aos intervalos da emissora".

Divergências à parte, a Anhatomirim TV Educativa passou a utilizar o nome de TV Cultura Santa Catarina, após autorização da antiga TV Record Florianópolis, a qual havia adquirido a primeira TV Cultura da capital (canal 6, atual Record News).


Fonte imagem: https://www.htforum.com/forum/threads/hdtv-em-florianopolis.60471/page-244 [marlonmedeiros]



Comentários