"Bar Fala Mané", da TV Cultura SC, é citado em estudo sobre vida noturna de Florianópolis

A dissertação Vida noturna e cultura urbana em Florianópolis (Décadas de 50, 60 e 70 do século XX), apresentada por Glaucia Dias da Costa ao Programa de Pós-graduação em História da UFSC, cita a experiência do programa Bar Fala Mané como uma tentativa de Aldírio Simões resguardar o passado da capital catarinense.

Num dos trechos, a autora escreve: "Em 1999 começou a ser exibido na TV Anhatomirim (TV Cultura de Santa Catarina) o programa “Bar Fala Mané”2, dirigido e apresentado por Aldírio Simões. O programa, que graças à grande audiência logo foi para uma emissora de maior porte (SBT), tentava remontar o cotidiano do “manezinho” do passado, seja de trinta, quarenta ou cinqüenta anos atrás. Para isso, como o próprio nome se encarregava de mostrar, o programa se passava num bar,
um boteco por melhor dizer, envolvendo sempre música, cachaça e comidas típicas. À primeira vista, a impressão que tínhamos ao assistir o programa era que o passado ilhéu – ou mané, como costumava designar o apresentador – era extremamente arraigado a este tipo de prática. No entanto, tal sociabilidade teria sido abafada pela figura sem rosto do “progresso” ocorrido nas últimas décadas, que além de transformar a paisagem urbana, trouxe à cidade milhares de pessoas vindas de outros lugares do território estadual e nacional. Estas, sem terem suas raízes fincadas, na Ilha não se comprometeram com a cultura aqui existente – ao contrário, teriam contribuindo para seu fim."

Íntegra da dissertação:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86957/210228.pdf?sequence=1

Comentários