EBC inicialmente queria reativar canal 2 de Florianópolis

Pelo que se pode observar, nos extratos de contratos, a seguir, publicados no Diário Oficial da União, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) manifestou a intenção de adquirir o acervo da antiga TV Cultura SC, para reativar o canal 2 analógico de Florianópolis.


Diário Oficial da União
Nº 179, sexta-feira, 16 de setembro de 2011




Diário Oficial da União - Seção 3


A edição de 28 de dezembro de 2011 do Diário Oficial da União trouxe, finalmente, o extrato do contrato entre a EBC e a fundação catarinense. 

Diário Oficial da União - Seção 3 
Edição nr 249 de 28/12/2011 Pág. 5


Em ata de reunião da diretoria da EBC, em 10 de setembro de 2012, é possível notar que a UFSC queria estrear o novo canal na capital tanto com sinal analógico quanto com sinal digital. Como se sabe, a estreia ocorreu somente no canal digital 63.1, já por meio da parceria entre a TV Brasil e a TV UFSC.

plano de trabalho da EBC, em 2012, trouxe a seguinte menção: "Em Santa Catarina, o canal da Fundação Jerônimo Coelho – há mais de dois anos fora do ar - está em processo de consignação à EBC, que em breve deverá estar operando sob a gestão da Universidade Federal."

Já no plano de trabalho de 2013 da EBC, havia ainda o seguinte trecho: "e Florianópolis, com a ampliação do alcance da TV UFSC, do cabo para a transmissão aberta digital (em caráter experimental, em um primeiro momento), com perspectiva a reabilitar o canal analógico, fora do ar há quatro anos. "

Outro trecho do mesmo documento trouxe: "Na área da Rede Pública de Televisão, vamos trabalhar para concluir o processo de consignação para a EBC do canal 2 de Florianópolis (analógico), hoje desativado. A parceria, já firmada com a Universidade Federal de Santa Catarina, permite que o sinal seja disponibilizado imediatamente após o Ministério das Comunicações formalizar a autorização, pois a instituição já opera um canal a cabo e também possui transmissão digital em caráter experimental".

Mais tarde, UFSC e EBC firmariam um contrato para oficializar a parceria, pela qual a emissora catarinense é obrigada a veicular ao menos quatros horas de programação local. Em princípio, a duração da parceria é de 10 anos. 

relatório de 2013 da administração da EBC registrou: "Em 2013, com a adesão da TV UFSC, que passou a operar o canal digital 63 em Florianópolis, a EBC expandiu sua cobertura em 3 % na Região Sul."



Comentários