O apoio decisivo do município de São José para tirar do papel a futura TV Cultura SC

Além do apoio de UFSC e de UDESC, a Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho teve uma relevante ajuda do município de São José, por meio da transferência de R$ 30 mil, para tirar do papel a então Anhatomirim TV (futura TV Cultura SC, canal 2).

A forma como foi obtido o auxílio do município vizinho à capital foi narrada na dissertação de mestrado de Ana Carine García Monteiro, apresentada no ano de 2004, com o título Antena Pública: As possibilidades educativas da TV Cultura de SC.

Relatou Monteiro, no estudo: "No comando da Fundação, Braz [Rogério Braz da Silva] tomou uma série de ações administrativas e políticas que possibilitaram a implantação da emissora educativa. O primeiro passo foi conseguir a cessão do prédio da Telesc para instalação da TV, no Morro da Cruz. Em seguida articulou com o Prefeito de São José a doação de R$ 30.000,00 para a compra do primeiro transmissor de 2 kw. O dirigente usou o conhecimento e influência pessoal conquistado em anos de serviço público, para conseguir nas duas universidades, junto a diferentes setores, a doação de mesas, equipamentos e materiais de escritório que foram instalados no prédio adquirido. O espírito empreendedor do dirigente fica explícito no depoimento: 'Lá em cima nós já estávamos instalados. Para a burocracia: ia à Federal e conseguia uma resma [de papel], uma mesa, um arquivo; ia à Udesc e conseguia outra coisa. Praticamente nós colocamos no ar assim, com esse apoio significativo de São José, a tão almejada televisão educativa' ".

Em seguida, é possível ver cópia da lei do município de São José, que autorizou o convênio com a fundação.


Comentários